SEMADEC LAJES

ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS

Home  >>  ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

CAMPUS AVANÇADO LAJES

NÚCLEO DE ARTES ITARETAMA

I SEMADEC

 

ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS

A I SEMADEC – 2017 é uma promoção sociocultural e esportiva do IFRN – Campus Avançado Lajes. Esse evento tem por finalidade promover uma maior integração entre alunos, modalidades de ensino, cursos e servidores, por meio da arte, da cultura e do esporte escolar, como também promover um clima de confraternização entre os participantes e a comunidade acadêmica, sem esquecer de estimular a busca por conhecimento, criatividade e excelência.

O evento acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho de 2017, nos dois turnos (matutino e vespertino), com atividades como minicursos, oficinas, concursos, torneios e competições, mostras de Artes Visuais e Teatro, shows e muito mais.

Como decidido em Reunião Administrativa, durante esse período os alunos estão liberados das aulas regulares para integrarem as atividades promovidas pela I SEMADEC.

O que se segue são indicações sugeridas pela Coordenação Geral do Evento e Comissão Organizadora com informações sobre procedimentos que transcorrerão durante a SEMADEC. Esperamos que esse material possa servir como base para a retirada de dúvidas pontuais relacionadas a rotina docente/discente no campus durante a SEMADEC.

 

PARTICIPAÇÃO

Durante I SEMADEC haverão atividades para as quais já houveram inscrições e que são fechadas aos aprovados nelas, mas também ocorrerão atividades abertas ao público interessado, sem necessidade de inscrição. São elas: as Palestra 02 (manhã) e 03 (tarde) no dia 20/06 no Auditório do Campus Lajes; Sessão de Cinema (tarde) no dia 20/06 no Auditório do Campus Lajes; Mostra de Teatro (tarde) nos dias 21/06 e 22/06 no Auditório do Campus Lajes; Rodas de Conversa com o Grêmio Alzira Soriano (manhã) no dia 23/06 na Área de Convivência do Campus Lajes.

 

PRESENÇA

Durante I SEMADEC serão passadas, ao início ou ao final de cada atividade, listas de presença que ficarão com os monitores responsáveis designados pela organização do evento. Essas listas serão convertidas em presença nas listas de turmas, tomando por base a unidade de turno.

Assim, se, por exemplo, o aluno de ADM2V participou de minicurso pela manhã, ele terá de assinar lista de presença para entrar na atividade, ao final do turno o monitor responsável repassará essa lista à organização que tomará a lista da turma ADM2V e assinalará a presença do indivíduo no turno matutino do referido dia.

Ao final da I SEMADEC, no prazo máximo de 10 dias letivos, os docentes receberão por e-mail as listas de presença de cada turma finalizadas para efetuarem registro no sistema em suas respectivas aulas.

 

AUSÊNCIA SEM JUSTIFICATIVA

Em caso de ausência sem justificativa feita por meio de abertura de processo na SEAC, o professor deverá cadastrar a falta do aluno naquele dia (caso seja correspondente ao de sua disciplina). Se, por exemplo, um aluno de INFO2M faltou no dia 21 de junho (em que o professor de certa disciplina tem aula com ele) e, por isso, falhou em participar de qualquer atividade no turno e contraturno, o professor deve registrar faltas correspondentes ao número de aulas que possuiria no dia para esse discente.

A falta em um dia não poderá ser compensada vindo nos dois turnos no outro dia. A presença é contabilizada diariamente, para receber a presença do dia é necessário participar de atividade nesse dia.

 

AUSÊNCIA COM JUSTIFICATIVA

Em caso de ausência com justificativa feita por meio de abertura de processo na SEAC, o professor deverá avaliar a solicitação do aluno e documentos apresentados, como o faz corriqueiramente, e emitir seu posicionamento sobre a ausência do aluno.

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

As competições esportivas da I SEMADEC ocorrerão nos dias 20 e 21 de junho. No dia 20 de junho as competições usarão o espaço do Ginásio Poliesportivo da cidade de Lajes e os alunos competidores, assim como os interessados em participarem como público, serão levados até o local de realização de jogos e trazidos de volta ao Campus após o término deles. Após o término das palestras SIPAT na programação do dia 20, o ônibus do Campus iniciará os trechos levando alunos-competidores e público interno até o ginásio. Essa atividade será coordenada pelo Professor João Medeiros.

LANCHE

            Durante a I SEMADEC a cantina do Campus Avançado Lajes o lanche será servido entre às 08:30 e 9:30 no turno da manhã e entre às 14:30 e 15:30 no turno da tarde. Os alunos que recebem o lanche rotineiramente poderão chegar nesse intervalo de tempo para realizarem sua refeição. Se, por exemplo, o minicurso ou palestra começam às 09h, recomendamos que o aluno lanche às 8:30, ou se o minicurso começa às 8:00, recomendamos ao ministrante da atividade que faça um curto intervalo às 09:00, com duração média de quinze minutos, para que os alunos possam lanchar.

 

ROTINA INSTITUCIONAL

A rotina institucional, quanto às regras de fardamento, comportamento e uso de equipamentos e espaços do campus, continuará a mesma durante a SEMADEC. Com exceção à suspensão de aulas regulares nesse dia, todas as indicações que se fazem valer num dia comum de aula seguem reafirmadas durante a I SEMADEC.

 

RELATÓRIO GERAL

Após término do evento, professores e alunos receberão um formulário on-line para preenchimento. Nele cada participante poderá fazer a avaliação geral do evento, dando suas opiniões e sugestões para o evento.